Serviço Social na Contemporaneidade

SER UM PROFISSIONAL PROPOSITIVO E NÃO SÓ EXECUTIVO.

terça-feira, 4 de maio de 2010

ONDE ESTÃO NOSSOS DIREITOS?


 As pessoas em geral tem a idéia do direito como "força poderosa" que resolve todos os problemas da sociedade e a livra de todos os males que possam lhe afligir. mas ao dar uma olhada na Constituição Brasileira.
Leia apenas 1 ou 2 artigos dos Direitos assegurados pela Constituição da República e veja que nem passa perto de se cumprir.
 “Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.

==O DIREITO, EM SI MESMO, NÃO TRANSFORMA, NEM CONSERVA A REALIDADE! ==
O direito sozinho nunca vai mudar nada … não mesmo! A Constituição sozinha não passa de um livro qualquer. Para mudar, precisamos dos outros conceitos: dos embates políticos, luta dos cidadãos para concretizar e fazer valer realmente seus direitos, escolha dos melhores representantes políticos, e por aí vai… só não pense que o direito mudará algo sozinho, que não vai!
 ===O direito é uma forma de representação da realidade!===
Esse conceito é tão importante quanto o anterior, como se o completasse. Como vimos na Constituição, vários direitos estão representados por lá e assegurados. Gente, representar é uma coisa, transformar é outra bem diferente!!
 Temos que ter consciência (conhecimento) de nossos deveres e direitos, pois ao fazer isso, poderemos 'cobrar' daqueles que 'nunca vê' nem ouve nada! Sacou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário